20 de novembro de 2016

Bolo de alfarroba


Se há coisa que eu adoro, se há coisa que me faz perder a cabeça e estragar todo o regime alimentar... essa coisa chama-se BOLO.
Não interessa qual... eu adoro bolos!
De pastelaria ou caseiros, de chocolate ou de laranja, com creme ou sem creme, grandes ou pequenos, mal-cozidos ou quase queimados...Nem preciso saber o nome ou a origem, como-os e pronto. Leviandades à parte... já estou a salivar só de pensar!
Sei que é um vício (hidratos de carbono + açúcares) e que como qualquer vício que eu conheço só tem desvantagens e prejudica gravemente a nossa saúde.
Assim, sempre que posso tento evitar olhá-los nos olhos, cheirá-los... enfim, amo-os mas sei que a nossa relação não terá futuro. É um amor/ódio nada bonito de se ver...
Procurei uma solução para evitar o divórcio com os bolos, pois há todo um passado para trás que eu não quero esquecer. Ao longo destes anos temos tido altos e baixos e sei que ganhei peso graças a eles... Mas os bolos continuam sempre a gostar de mim e a provocar-me com aqueles cremes brilhantes, aquelas massas folhadas e estaladiças...
Encontrei a solução... vou trair os açúcares e as massas refinadas. Já não quero bolos pouco saudáveis.
Afinal até é fácil confecionar bolos saudáveis.
Afinal até é fácil comer bolos que não nos façam temer o próximo encontro com a balança.

Aqui fica a receita do bolo de hoje:

Ingredientes:

4 ovos
150g de açúcar mascavado
4 colheres de sopa de azeite
100ml de leite
50g de farinha de trigo
1c/chá fermento
1c/chá canela
100g farinha de alfarroba
1pitada de sal
30g avelã triturada
5/6nozes partidas grosseiramente

  1. Batem-se os ovos,o açúcar, o azeite e o sal até a massa começar a aclarar.
  2. Junta-se a farinha de alfarroba e canela até ficar uma massa homogénea
  3. Finalmente junta-se a farinha de trigo, o fermento, o miolo da avelã e o leite e mistura-se tudo bem
  4. Colocar a massa que fica bem castanha e grossa numa forma previamente untada
  5. Com as nozes por cima vai ao forno a 180graus durante cerca de 20 minutos.

A receita é adaptada de várias que o maridinho foi vendo pela net e acabou por fazer umas alterações e assim ficou o nosso bolo de alfarroba!








3 comentários: